Fala MDS: entenda como o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU

publicidade

O Brasil está oficialmente fora do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa conquista, anunciada em julho deste ano, reflete a eficácia das políticas públicas implementadas pelo Governo do Brasil desde 2023. Para detalhar o que essa notícia representa e como o país alcançou esse resultado um ano antes do previsto, o podcast Fala MDS desta sexta-feira (19.09) recebeu a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity.

A saída do Mapa significa que menos de 2,5% da população brasileira vive em situação de subalimentação. A medição da ONU considera uma média trienal e avalia três fatores, como detalhou a secretária. “Eles avaliam a disponibilidade de alimentos no país, a renda das famílias e o gasto com alimentação, além da quantidade mínima de caloria para que uma pessoa possa viver com saúde”.

Na entrevista ao Fala MDS, Valéria Burity destacou que o avanço na redução da fome no Brasil é resultado de um esforço coordenado com os vários ministérios do Governo Federal, governos estaduais, municipais e a sociedade civil. Além disso, a prioridade dada ao tema foi crucial. A retomada do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e a criação do Plano Brasil Sem Fome foram decisivas, segundo avaliação da secretária.

Leia Também:  Ministério do Turismo fortalece estratégia de promoção do Brasil no exterior em reunião com a Embratur

“A gente sempre ouviu, nas campanhas do presidente Lula, ele falar que queria que todo brasileiro, toda brasileira, tivesse pelo menos três refeições ao dia. Então, quando você dá a centralidade para esse tema, você coloca ele na sua agenda política, isso vai se convertendo em políticas públicas”, relembrou.

Valéria Burity apontou que políticas de transferência de renda, como o Bolsa Família, somadas a uma política econômica que gerou crescimento do emprego e da renda do trabalho, foram fundamentais para a conquista. “Tem uma frase que o ministro Wellington tem dito que é: ‘a gente já saiu do Mapa da Fome, agora tem que tirar a fome do mapa do país’. A gente reconhece que ainda tem pessoas em situação de insegurança, que a gente melhorou muito a situação em pouco tempo, mas que ainda têm pessoas passando fome e a gente mantém o nosso compromisso de trabalhar para que nenhuma pessoa passe fome no país”.


Onde ouvir

Leia Também:  Após leilão, POA26 deve dobrar movimentação de cargas para 624 mil toneladas por ano

O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas  SpotifyAmazonDeezerApple Podcasts e SoundCloudO podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide